Grupo Equatorial Energia busca soluções que atrelem inovação tecnológica à social

Lucas Pinheiro, gestor de projetos de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Equatorial, esclarece dúvidas sobre a categoria de tecnologia social do Desafio Equatorial 365.
Lucas Pinheiro, gestor de projetos de inovação do Grupo Equatorial Energia

Com inscrições abertas até esta sexta-feira (30.04), o Desafio Equatorial 365 traz como novidade a oportunidade de proponentes de soluções inovadoras inscreverem suas propostas em duas diferentes categorias: Inovação no setor elétrico e em Tecnologia Social.

Em Tecnologia Social, os temas de destaque são: inclusão digital, sustentabilidade, transformação social e educação, e ressaltam o objetivo do Grupo Equatorial Energia em alinhar a eficiência operacional à preocupação social e sustentável na distribuição da energia elétrica na cidade de Maceió (AL).

Para contribuir na compreensão dos participantes que queiram aplicar suas propostas na modalidade, o Energy Future convidou Lucas Pinheiro, responsável pela gestão de projetos de Inovação e Desenvolvimento do Grupo Equatorial, para responder as principais dúvidas. Confira o resultado da nossa conversa.

Como as soluções de inovação social podem estar alinhadas com as soluções de inovação tecnológica?

Associando educação, geração de renda, segurança, diversidade, acessibilidade e inclusão social à implementação de novos equipamentos, métodos e softwares que viabilizem ou potencializem os resultados. Como fazer isso não claro para nós também. Daí a iniciativa de abrir para o mercado, onde podem surgir grande ideias.

O projeto de inovação social precisa estar atrelado a um projeto de inovação tecnológica e vice-versa?

Não. Eles podem ser independentes.

A proposta de inovação social deve ser focada em Maceió, mais especificamente nas Grotas?  

Prioritariamente em áreas carentes de inclusão social, áreas de baixa renda, áreas com dificuldade de acesso à educação e a outros direitos básicos.

O que um projeto social precisa ter para ser considerado uma solução relevante?

Aplicabilidade real e resultados visíveis de curto e médio prazo. Ações que sejam facilmente percebidas e aceitas pela comunidade.

No evento realizado pelo EF Hub “Por Dentro do Desafio”, você disse que não estão buscando “experiências clássicas” nas comunidades. O que você quer dizer com isso?

O básico é entrar e fazer palestras nas comunidades, ações de voluntariado pontuais etc. A maioria das empresas faz essas coisas. Mas nada disso impacta de maneira relevante se for feito apenas de forma pontual. Buscamos ideias mais inovadoras e que possam gerar benefícios maiores e mais perenes.

O Grupo Equatorial Energia possui apoio de órgãos governamentais e/ou de ONGs? Se não, é possível que uma proposta social proponha que uma atuação em conjunto seja realizada?

Hoje, não existe apoio/parceria firmada com nenhuma ONG ou poder público. As propostas podem propor isso.

Em quanto tempo a Equatorial pretende começar a aplicar a proposta selecionada?

Até o final do ano.

Para mais informações sobre o Desafio Equatorial 365, não deixe de acessar: desafioequatorial365.com.br

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts