Energy Future divulga resultados da Seleção Setorial

Conheça os seis projetos destaques da chamada de inovação aberta eleitos pelas empresas de energia elétrica.
Seleção Energy Future resultados finais

Chega ao fim a primeira edição da Seleção Setorial de Inovação Aberta do Energy Future. Após uma longa jornada de imersão à inovação no setor elétrico, as empresas parceiras elegeram os seis projetos que se destacaram pelo potencial de contribuir com as transformações iminentes do mercado de energia.

AES Tietê, Enel, Energisa, Light, Grupo Equatorial Energia e Santo Antônio Energia votaram em uma solução de cada categoria. Sendo seis grupos: Gestão Energética, Novos Negócios em Geração e Transmissão, Performance e Digitalização, Renováveis e Storage, Smart Grid and Meter e Serviços a Clientes de Distribuição.

O voto das empresas foi realizado na plataforma exclusiva do Energy Future. Antes da decisão, as concessionárias puderam revisitar as apresentações dos proponentes, como vídeos e documentos. O resultado final não apresentou empate, sendo os projetos decididos na primeira rodada de votação.

Como foi a seleção setorial

A chamada setorial do Energy Future contou com mais de 3 mil cadastros e cerca de 400 projetos de P&D e de startups inscritos. Foram realizadas triagens administrativas, técnicas e qualitativas para proporcionar aos participantes uma avaliação, que considerasse os diferentes enquadramentos dos projetos, bem como a diversidade de interesses do mercado de energia.

As 38 propostas, que chegaram à semifinal, foram então avaliadas individualmente pelas empresas, que pontuaram os projetos de acordo com critérios, como avaliação da oportunidade, aderência ao mercado e viabilidade técnica e econômica.

Dezoito soluções mais bem pontuadas chegaram à etapa final. As propostas tiveram a oportunidade de receber uma mentoria do Energy Future. Por meio de encontros online e materiais digitais, os participantes puderam amadurecer os projetos para as interações finais com as empresas.

Assim, divididos nas seis categorias da chamada, os proponentes apresentaram seus pitches e participaram da banca online. Foram realizadas trocas diretas entre os participantes dos projetos e os representantes das áreas de inovação das empresas, que aprofundaram o conhecimento sobre as propostas e elucidaram dúvidas antes da realização do voto final.

Oportunidades de negócios

Os  projetos que não foram selecionados como destaques da seleção ainda têm a chance de terem suas propostas avaliadas pelas empresas parceiras. O lembrete foi feito pelo diretor de mercado do Energy Future, Alessandro Oliveira, em entrevista ao portal, na qual afirma que com a divulgação dos destaques, as empresas terão acesso à base global de projetos.

“Todos os projetos serão enviados às 6 empresas participantes da chamada setorial ao final da seleção do Energy Future”, informa Oliveira. Ele também complementa com algumas surpresas do hub digital de inovação do setor elétrico.

“Estamos preparando muitas novidades, como eventos, conteúdos exclusivos e novas chamadas para prospecção de projetos para as empresas parceiras.

Assim, fica o convite. Se você não quer perder nenhuma dessas atualizações, não deixe de acompanhar nossas novidades pelo portal e redes sociais.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts