Conheça as etapas de seleção da chamada do Energy Future

Projetos serão analisados e qualificados de acordo com os critérios do Programa P&D Aneel e metodologia própria da chamada.
Etapas do Energy Future

Trocas geram aprendizados. Como uma iniciativa de inovação aberta, a chamada do Energy Future quer promover a qualificação de cada um dos projetos participantes, desde as primeiras fases.

Durante o processo de seleção, as proposta serão analisadas de forma a gerar melhorias e aprendizados aos novos negócios, assim como filtrar e direcionar os projetos que serão avaliados pelas concessionárias parceiras.

O analista de tecnologia do Energy Future, Pablo Teixeira, esclarece como a chamada busca se diferenciar com trocas qualificadas com os participantes ao longo da seleção.

“O empreendedor tem a necessidade de entender o porquê de o seu projeto avançar ou não. O que também torna o processo transparente, empodera ele ou ela a realizar as modificações necessárias para deixar seu projeto mais consistente”, explica Teixeira, que é também um dos responsáveis pela análise dos projetos. A metodologia da seleção do Energy Future leva em consideração seis etapas divididas em prospecção e classificação dos projetos.

O ponto de partida foi dado com as inscrições dos projetos, cujo prazo foi encerrado no dia 28 de fevereiro de 2020. As propostas inscritas seguem agora para a triagem administrativa.

A seleção da chamada termina com a premiação, que será realizada em evento privado, ainda sem data definida no mês de maio. Os dezoito melhores projetos apresentam-se para representantes das concessionárias, investidores anjos e fundos de investimentos.

ENTENDA CADA UMA DAS ETAPAS

INSCRIÇÃO DE PROJETOS

As inscrições para a chamada do Energy Future começaram no dia 25 de novembro de 2019 e foram prorrogadas até o dia 28 de fevereiro de 2020. Projetos enviados fora desse período não serão aceitos, de acordo com os realizadores da chamada.

Ao longo do período de inscrição, o Energy Future possibilitou aos participantes conhecer melhor cada uma das empresas mantenedoras da chamada.

Roadshow foi realizado pelo Brasil, promovendo série de painéis com representantes das concessionárias e do Energy Future. Você pode conferir à cobertura dos eventos aqui.

Além disso, no site, é possível os candidatos terem acesso às estratégias de investimento de cada uma das empresas participantes na seção concessionárias.

TRIAGEM ADMINISTRATIVA

O formulário de inscrição e o documento de apresentação do projeto serão analisados pelo grupo técnico. Informações imprecisas e propostas incompatíveis podem levar a eliminação do projeto. Serão considerados o preenchimento dos dados, o envio dos documentos e a seleção correta da categoria.

TRIAGEM TÉCNICA

Nessa etapa é levado em consideração o grau de maturidade do seu projeto. Critérios como inovação, sustentabilidade e escala no mercado serão analisados.

TRIAGEM QUALITATIVA

Equipe especializada avalia a qualidade e a aplicação prática dos projetos baseadas nos critérios P&D Aneel e nas categorias de interesse. Serão escolhidos 36 projetos para seguir para etapa semifinal.

AVALIAÇÃO DAS CONCESSIONÁRIAS (SEMIFINAL)

As concessionárias parceiras avaliam, em cada uma das categorias, e pontuam projetos atraentes às estratégias de inovação das empresas. Dezoito propostas com melhores pontuações serão capacitadas para realizar pitchs na última fase.

PRÊMIO ENERGY FUTURE (FINAL)

Os 18 projetos finalistas, sendo três de cada uma das categorias, apresentam suas propostas para as concessionárias, investidores anjos e fundos de investimentos.

Os seis melhores receberão certificado de excelência, a aceleração do seu negócio pela empresa Make AB, além da possibilidade de aporte de recursos.

A divulgação do resultado final da chamada do Energy Future está prevista para ocorrer no dia 29 de maio aqui no site. Qualquer mudança nas datas será anunciada pelas redes sociais e pelo portal do hub de inovação do setor elétrico.

As futuras comunicações com os projetos participantes serão feitas pelos e-mails cadastrados na inscrição. Organizadores da chamada alertam para atenção dos candidatos à caixa de spam.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts